segunda-feira, 28 de junho de 2010

O momento de agora

Baseado em "Hoje não escrevo" de Carlos Drummond de Andrade e "Sobre a Escrita..." de Clarice Lispector.

O momento de agora

Abro o dicionário na primeira página da letra A, por ali meus olhos correm na intenção de achar uma palavra que me inspire a escrever uma primeira linha de meu novo texto.
Viro a folha e decorro todo o pequeno livro que por vezes me ensinou palavras que jamais ouvira falar. E por um instante me vem a cabeça que escrever não é apenas juntar letras e formar frases que para você ou para mim façam sentido. É muito mais que isso.
A escrita precisa de emoção, para escrever necessitamos de uma trilha sonora que não pode ser ouvida pelo leitor, pelo menos não da forma especialmente como o autor ouve. Cada um que ler o texto interpretará de uma forma, escutará uma música. Precisamos também detalhar o cenário, os personagens e suas roupas, e por mais detalhada que seja a descrição, sempre haverá alguém para ver (ou ler) de forma diferenciada a sua.
Penso por isso que escrever seja uma das tarefas mais complicadas ao homem, pois por mais que se coloquem palavras no papel, sempre parece que está faltando algo (ou simplesmente que poderíamos usar outras palavras). Darei como exemplo de tarefas "facilitadas" o teatro, ou o cinema que tem a imagem, que tem trilha sonora, e pode utilizar de vários outros recursos para que seu espectador o entenda, além de simplas palavras.
A minha ideia de hoje é esta, provavelmente incompreensível ao leitor que não conhece o meu tipo de escrita, mas perfeitamente descritível ao meu momento de agora.

Raissa Guida

Nenhum comentário:

Postar um comentário